ALE/RO
Deputado Jean Oliveira entrega o Título de Cidadão Honorífico de Rondônia a Dezival Ribeiro
Compartilhe:
A Assembleia Legislativa aprovou e o deputado Jean Oliveira (MDB) fez a entrega, na manhã de ontem (19), durante Sessão Solene no plenário das deliberações, do Título de Cidadão Honorífico de Rondônia ao piloto e articulador político Dezival Ribeiro dos Reis, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
Além de Jean Oliveira e Dezival dos Reis, compuseram a mesa de autoridades os ex-governadores Osvaldo Piana e João Cahulla, o vereador de Porto Velho, Márcio Oliveira (MDB), o ex-deputado federal Jabes Rabelo, e o filho do homenageado e diretor da Escola do Legislativo, Fábio Ribeiro Menna Barreto.
Em seguida, foi lido o seu currículo, com a sua trajetória em Rondônia. Um vídeo com uma mensagem do amigo e ex-vice-governador Assis Canuto, que não pode comparecer, foi exibido, emocionando ao homenageado.
“Essa é a maior honraria do Estado, que somente o Legislativo tem essa prerrogativa: conceder o título de cidadão rondoniense. Em meus mandatos, foram poucas as vezes em que concedi essa homenagem, mas essa é muito justa e merecida, como as demais que já fiz”, disse Jean Oliveira.
O deputado também enalteceu o currículo do homenageado, enfatizando seu trabalho como piloto, mas destacando ainda a sua atuação político/partidária. “Nunca gostou dos holofotes, mas sempre esteve atuando, nos bastidores, contribuindo, colaborando e sendo leal aos seus princípios, levando a política de forma pacífica e ocupando o cargo público apenas uma única vez”.
Jean Oliveira disse ainda que “pelo empenho, pela coragem, por meio de propositura nossa, a Assembleia lhe concede o título de cidadão de Rondônia. Parabéns, agora o Dezival Ribeiro é um rondoniense, como eu sou, com muito orgulho. Muito obrigado!”.
Homenageado
Dezival Ribeiro recebeu das mãos do deputado a honraria. Com muito bom humor, ele declarou que “muito melhor receber essa homenagem vivo, do que virar nome de rua depois. E vou falar pouco, pois meu pai me dizia: quem fala muito, dá bom a dia a cavalo. Eu nunca dei bom dia a cavalo! “, arrancando sorrisos da plateia.
Segundo o homenageado, “o melhor ensinamento é de que, quando um não quer, dois não brigam. Esse é o maior ensinamento. Construí amizades, fortaleci laços e busquei sempre o diálogo. Nunca quis aparecer ou me exibir, sempre agi com retidão e discrição e procurei ensinar isso aos meus filhos”.
Ele agradeceu aos ex-governadores Piana e Cahulla, pelas palavras elogiosas; agradeceu ao vereador Márcio Oliveira pela homenagem recebida como cidadão de Porto Velho; e ao deputado Jean Oliveira, pela outorga do título de cidadão de Rondônia. “Meu coração está de joelhos, agradecendo aos amigos que me prestigiam nessa Sessão Solene tão especial. Que Deus abençoe a todos vocês, meu muito obrigado”.
Pronunciamentos
Fábio Barreto abriu os pronunciamentos, agradecendo ao deputado Jean Oliveira pela homenagem ao seu pai. Emocionado, precisou interromper o a sua fala por diversos momentos. “Quem me conhece, sabe da importância do meu pai na minha vida. Meu amigo, meu exemplo, meu companheiro, que me ajuda na caminhada, com a sua experiência e seus ensinamentos precisos”, destacou.
Jabez Rabelo disse que “Dezival tratava a todos com muito respeito, inclusive os adversários políticos. Dava conselhos corretos, Quando criança, em Cacoal, os aviões pousavam nas ruas empoeiradas no ano de 1973 e um deles era pilotado pelo Dezival, que é como um pai para mim. Em Brasília, quando passei por um momento ruim, lá estava ele atuando para me deixar alegre e de cabeça erguida. Meu compadre, muito obrigado por tudo o que fez por mim e por Rondônia”.
O vereador Márcio Oliveira, que concedeu o título de cidadão de Porto Velho a Dezival, afirmou que a homenagem é justa e merecida, pois Dezival é um pioneiro, com mais de 50 anos de dedicação ao Estado de Rondônia, desde a época do Território Federal. “O discurso do Fábio Barreto, emocionado, traduz a grandeza do Dezival e o amor da sua família, que ele construiu com muito esforço e dedicação”.
Em seguida, João Cahulla fez um discurso, pontuando que “falar do Dezival é muito simples, muito fácil. Quero aqui deixar registrado o que eu aprendi com ele, ao longo desse tempo: fazer política não se faz com raiva, perseguindo os adversários. Eu tive muitos adversários, mas não colecionei inimigos. Cada um de nós, temos um pensamento, temos um propósito, mas sempre precisamos ter lealdade e respeito”.
Cahulla disse também que “registro que presenciei os pousos de aeronaves no meio das cidades de Rondônia, com Dezival entre esses pioneiros. Era cerealista em Rolim de Moura, quando fui procurado por Dezival para apoiarmos a candidatura do Osvaldo Piana, que acabou sendo eleito”.
O ex-governador manifestou a sua felicidade em ver que Rondônia, com a força de pioneiros como Dezival, está crescendo a cada dia. “Fui governador e pude contribuir com o Estado. Mas, é a força do povo que construiu e constrói essa pujança de Rondônia. Parabéns ao deputado Jean por essa homenagem e agradeço pela oportunidade de expressar a minha gratidão ao amigo Dezival”.
Osvaldo Piana pontuou que “Dezival, você é uma figura maravilhosa e que merece toda a nossa homenagem e o nosso reconhecimento. Esse título é formidável, bem a tempo e casa bem com o que você merece”.
O ex-governador relembrou momentos dos dois na política. “Me lembro de nossas caminhadas, quando numa kombi, junto com outras lideranças política, a gente desbravava as estradas de Rondônia, sonhando em ajudar a fazer esse Estado grande e pujante. E demos nossa contribuição”, completou.
Euro Tourinho Filho fez um pronunciamento, em nome dos amigos de Dezival. “Aqui, nesse momento, eu prefiro falar de flores, com a beleza que Deus desenhou. Nunca vi o Dezival querer se impor como o ‘bom’, como o sabe tudo. Mas, sempre foi leal, apaziguador, ponderado e conciliador. Foram muitos os ensinamentos ao longo de toda uma vida”.
O radialista e advogado Eudes Lustosa também usou a palavra. “Essa manhã ficará marcada como o dia da gratidão. Gratidão a um homem que dedicou a sua vida, colocando mais um tijolo colocado nessa grande obra, que é Rondônia”.
Ele relatou ainda um susto que tomou, voando de Ariquemes a Porto Velho, quando enfrentaram uma forte turbulência. “Mas, o Dezival era o piloto e com a sua competência, pode conduzir o voo e estou aqui vivo, para testemunhar isso aqui, nesse momento de alegria”.
Homenageado
Aos 81 anos, Dezival tem mais de 50 deles dedicados a Rondônia, onde chegou quando ainda era o Território Federal. Nasceu em Sítio d’Abadia (GO), é casado, pai de três filhos. Piloto de aviação comercial, é conhecido por muitos como Comandante Dezival. Um desbravador. Voou para mineradoras e pecuaristas da região, numa época de aeroportos precários e de dificuldades na manutenção das aeronaves.
Na política, se filiou à Arena, onde ficou até a abertura política e que gerou da Arena vários partidos, como o PDS, que ele presidiu em Rondônia por 12 anos, e o PPB, que hoje transformou-se em PP. Atuou em parceria com políticos consagrados, como Odacir Soares, Claudionor Roriz, Chiquilito Erse, Osvaldo Piana, entre tantos outros.
Foi servidor da Assembleia Legislativa e ajudou na emancipação de vários distritos, muitos deles se transformando hoje em cidades em franca expansão. Trabalhou ainda no Senado, como assessor parlamentar.
Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO
Fotos: José Hilde-Decom-ALE/RO